sexta-feira, 3 de junho de 2011

As cinco capacidades necessárias para o início da alfabetização

ALFABETIZAÇÃO COM BASE LINGUÍSTICA (ABL)
As cinco capacidades necessárias para o início da alfabetização:

1-Ideia de símbolo: Esta é a primeira capacidade a ser trabalhada com a criança antes de iniciar a “alfabetização” propriamente dita. Pode ser feito no primeiro dia de aula. Eu sempre faço no primeiro dia de aula, logo na segunda feira. O que a criança vai aprender nesta aula é que cada símbolo tem um nome e indica ou representa algo.
          Neste momento a criança está aprendendo que cada símbolo tem um nome e quando chegar nas letras ela saberá que cada uma possui um nome diferente.
  
a)    Faça a leitura dos símbolos abaixo: Nesta atividade ele estará aprendendo que os símbolos têm nomes e significados. Tudo para prepará-los para a alfabetização quando chegarmos aos fonemas ele já tem noção que cada símbolo alfabético terá um nome diferente dos demais.
AQUI TERÁ UMA BANDEIRA DO BRASIL DESENHADA, UMA ESTRELA, UMA SETA, UMA PLACA DE PROIBIDO FUMAR, UM ROSTO SORRINDO, CHORANDO, TRISTE, etc. (TODOS SEM PINTAR)

imagens de um computador, bicicleta, som, dvd, televisão, caderno, livro, etc.


b)    Faça o desenho ou colagens de: bandeiras de times, logotipos, sinais de trânsito e embalagens de produtos.



c)     Descubra que significa os gestos e mímicas dos colegas:

Observação importante: Entre as cinco capacidades cada professor escolherá a ordem, eu as sigo na ordem em que estão colocadas, uma em cada dia, logo as 5 capacidades podem ser estudadas em uma semana.



ALFABETIZAÇÃO COM BASE LINGUÍSTICA (ABL)
As cinco capacidades necessárias para o início da alfabetização:

2-Discriminação de formas: Esta atividade eu desenvolvo no segundo dia de aula em que a criança vai aprender que dependendo das formas as figuras vão ter nomes diferentes.
Quando chegar nas letras verá que cada uma tem uma forma diferente das outras. Lembre-se que estamos preparando o nosso aluno para a alfabetização.
a)    Desenhe as figuras em três tamanhos diferentes:

b)    Transforme os círculos em letras e números: a, p, b, d, q, o, g, Q, e, c, x, u, m, h, n, 6, 8, 9, 0, 5, 3.
_________________________________________________________________
Esta atividade tem alto índice de aprendizagem das crianças e elas gostam muito.
A atividade é assim, você coloca o círculo no quadro e manda a criança puxar um risco como se fosse uma perna do lado de trás do círculo, este vai virar um “b”, agora faça outro círculo e peça para a criança colocar uma perna pela frente do círculo e este vai virar um “d”.
Assim, você vai mostrando que elas são diferentes e que apresentam nomes diferentes. E dessa forma, você vai fazendo com a criança esta atividade respeitando o tempo de cada uma.
No final você coloca um círculo e pede para cada criança ir ao quadro, e fazer uma que tenha aprendido. Ela já aprendeu que as pequenas diferenças de uma letra e outra lhe dão um nome diferente.



ALFABETIZAÇÃO COM BASE LINGUÍSTICA (ABL)
As cinco capacidades necessárias para o início da alfabetização:

3-Discriminação dos sons da fala:
Nesta atividade você vai trazer uma relação de palavras para que a criança perceba os sons da fala. Ela vai aprender os sons e identificar se este som existe ou não na palavra.

Você escreve a palavra e pergunta se tem o som do “A” e se elas perceberam este som na palavra. Assim, você vai fazer palavras com BA, CA, DA, FA, GA, ... Da mesma forma você faz com os outros fonemas.

Você está preparando a criança para quando for trabalhar as vogais ela já estarem familiarizada com o som de cada uma.
a)    Lista de palavras:
ÁBACO
ÍDOLO
ÚTERO
ÁCARO
ILHA
ÚMERO
ÁRABE
ÍRIS
ÚMIDO
ABADÁ
ÍTALO
UFA


Esta atividade vai depender de sua criatividade eu trago palavras prontas para todas as crianças poderem manipular as mesmas em papel cartão ou outro material. Coloco no quadro e mando encontrarem entre as tarjetas de nomes que tem, estou treinando a sua visualização e compração, além claro da discriminação do som.



ALFABETIZAÇÃO COM BASE LINGUÍSTICA (ABL)

As cinco capacidades necessárias para o início da alfabetização:

4-Consciência da unidade da palavra:
           Nesta atividade a criança aprende que quando ela fala as palavras se juntam umas as outras, mas na escrita elas devem vir separadas. Não se pode emendar as palavras na escrita, algumas colocam uma barra para separar uma palavra da outra.
           Fale as palavras bem compassadas para que a criança perceba a unidade de cada palavra na frase. No final de cada frase coloque o numeral que representa o número de palavras, a criança estará aprendendo matemática. Esta atividade vai evitar que a criança escreva as palavras emendadas umas as outras, eu obtenho aprendizagem de 100%. Quando vão escrever eles percebem que as palavras estão separadas e cada um usa um determinado artifício para não juntar as palavras.

a)    Responda quantas palavras tem em cada frase abaixo:

           O ITUÍ É UM PEIXE DO RIO UBÁ.____
           MOJU É O NOME DO MUNICÍPIO ONDE MORAMOS.____
           A ESCOLA DEUS É PAI FICA LOCALIZADA NO BAIRRO AMOR____



b)    Fazer lista de palavras com: objetos que estão à vista dos alunos, com termos de parentesco, partes do corpo humano, profissões, animais, plantas, frutas, sentimentos, comidas, brincadeiras, instrumentos, acidentes geográficos, etc..


c)     Que palavras se repetem no texto:
O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER
ELE MORA LÁ NA LAGOA
NÃO LAVA O PÉ
PORQUE NÃO QUER
MAS QUE CHULÉ!

Eu trago palavras feitas para a criança formar as frases, algumas formam frases muito engraçadas, é claro, sem querer, Elas ficam muito felizes. Faça do seu jeito que vai dar tudo certo.



ALFABETIZAÇÃO COM BASE LINGUÍSTICA (ABL)
As cinco capacidades necessárias para o início da alfabetização:

5-Organização da página escrita:

Nesta atividade a criança vai aprender que a gente escreve da esquerda para a direita. Tem que fazer as linhas no quadro assim como tem na folha de papel do caderno da criança para que ela perceba a semelhança. Esta atividade deve ser feita de forma bem detalhada. Esta etapa é para evitar que a criança escreva ao contrário, ou seja, do final da palavra para o começo ou como falamos da direita para a esquerda.

a)    Faça a leitura de textos conhecidos pelos alunos, indicando as palavras uma de cada vez:
PIRULITO QUE BATE BATE                
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU

b)    Solicitar que os alunos criem frases ou textos para o professor escrevê-los no quadro e em seguida fazer a leitura como na questão anterior.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________c) Escolher textos da cultura local para a leitura, como: provérbios, ditados populares, reflexões, versos, parlendas, adivinhas, trava-língua etc..
Autor: Raimundo Gomes de Souza

Um comentário: